junho 21, 2010

O Convento de Santo António de Campo Maior



O Convento de Santo António de Campo Maior era masculino, pertencia à Ordem dos Frades Menores, e à Província dos Algarves.


Em 1494, foi fundado, no lugar de Poças, fora de muros, por frei Jorge de Paiva e frei Amador da Silva, que solicitaram ao papa Alexandre VI autorização para a sua construção. Esta foi concedida 8 de Março de 1494, acrescentando que o convento seria da regular observância e directamente submetido à Sé apostólica.

Em 1514, a 23 de Outubro, frei Jorge renunciou às graças anteriormente concedidas e entregou o convento ao vigário frei Afonso de Portugal, confessor da Rainha D. Leonor, que ficou obrigado à conservação e ampliação do convento. O rei também interviu, dotando-o de várias dependências e ampliando a igreja. Passou à Província dos Algarves quando esta se constituiu.

Em 1646, no reinado de D. João IV e devido às guerras com Castela foi destruído. Por ordem régia, os frades foram transferidos para a igreja do Castelo de Campo Maior.

Em 1708, passaram para um novo local, também dentro da vila.

Até 1709, foi mudando sucessivamente de localização, devido às guerras fronteiriças.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.