setembro 26, 2011

Peregrinos de Campo Maior

 

Peregrinos de Campo Maior

na Clausura do V Centenário da aprovação da Regra
da Ordem da Imaculada Conceição

No domingo, dia 18 de Setembro, cerca de 50 peregrinos, de Campo Maior e de Elvas, associaram-se às irmãs Concepcionistas de Santa Beatriz da Silva na festa da Clausura do V centenário da aprovação da Regra da sua ordem.
A festa decorreu em Toledo, na Casa Mãe da Congregação, e quando chegamos tínhamos à nossa espera o Senhor Arcebispo, D. José Francisco Alves, que nos acolheu com muita alegria por ter este grupo de portugueses, quase todos a residir em Campo Maior, terra natal de Santa Beatriz da Silva, a participar na Eucaristia de encerramento que foi presidida por ele e concelebrada pelo padre Marcelino da nossa diocese e por muitos outros sacerdotes espanhóis.

A Eucaristia, celebrada às 17h, foi muito participada por todos os presentes, os cânticos em latim, português e espanhol, as leituras também proclamadas nestas duas últimas línguas provavam bem que estes dois países irmãos estavam em festa porque Portugal viu nascer, em Campo Maior, esta grande mística Santa Beatriz e Toledo, Espanha, acolheu a ordem da Imaculada Conceição por ela fundada.
Aos peregrinos de Portugal coube solenizar o momento do ofertório oferecendo flores, terra, e produtos agrícolas de Campo Maior como as azeitonas, o azeite e claro o café como símbolo do trabalho e fonte de riqueza e sustento económico da Vila. A terra que oferecemos provinha da casa onde nasceu santa Beatriz e simbolizava a importância que tem para qualquer ordem saber a certeza da origem da sua fundadora.
No final da Eucaristia beijámos a relíquia de Santa Beatriz da Silva e tivemos a oportunidade de falar com as religiosas da ordem e que vivem ali, em Toledo, na Casa Mãe da Ordem.
Terminadas as cerimónias dentro da igreja todos fomos convidados a participar num pequeno lanche/convívio no pátio do Convento. Foi um lindo convívio entre espanhóis e portugueses amigos de Santa Beatriz da Silva.
Para nós peregrinos de Campo Maior e Elvas foi uma dádiva do Céu termos foi a peregrinação acompanhadas de 9 irmãs do Convento de Campo Maior que pela sua alegria, simpatia e felicidade que demonstravam, eram para nós um sinal de que vale a pena dar-se totalmente a Jesus Cristo e deixar-se cativar por ele a cada momento.
Naquele pequeno templo cheio de história de Santa Beatriz e das irmãs que ali seguem a sua regra há quinhentos anos, experimentámos, também, a alegria de sermos Igreja Diocesana de Évora, ali bem presente na pessoa do Senhor Arcebispo, D. José Francisco Alves.
No dia seguinte fizemos um roteiro pelo Centro Histórico de Toledo visitando a Sinagoga e a Catedral monumentos de rara beleza artística que nos elevavam a Deus e traziam ao nosso pensamento o “recado” que o Papa, Bento XVI nos deixou a nós portugueses quando connosco esteve em Maio de 2010: “Fazei coisas belas, mas sobretudo fazei das vossas vidas lugares de beleza”
E Santa Beatriz da Silva é para todos nós um testemunho da rara beleza que se chama santidade.
irmã Maria de Fátima Magalhães stj

(fonte: página Web da Arquidiocese de Évora)

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.