agosto 12, 2012

“Conventinho”–Itú, S. Paulo, Brasil

 

Desde sua construção, na década de 1960, local não passava por restauração, e infiltrações na abóbada principal preocupavam os fiéis; comunidade e empresas podem ajudar o prosseguimento da obra com doações

A igreja do Convento Nossa Senhora das Mercês, mais conhecida entre os ituanos como “Conventinho”, está passando por obras de restauração. O local, projetado pelo arquiteto João Walter Toscano, não recebia reparos desde sua construção, na década de 1960.

Uma das principais preocupações do atual capelão do Conventinho, Padre Charles Alves, eram as infiltrações na abóbada da igreja, que já ameaçavam sua estrutura. Esse espaço recebeu atenção especial, e sua obra de restauração da cobertura já foi concluída, impedindo o avanço das infiltrações.

O restauro da área externa da abóboda recebeu uma tinta especial que evita a infiltração de água. “Quando chovia, alagava toda a igreja, e fiquei muito incomodado com isso. Quando as pessoas fazem uma festa, querem tudo bonito e maravilhoso, com som bom para que possa celebrar com os amigos.

E, como padre, quero celebrar em um local bom, onde o fiel escute as leituras e tenha conforto”, explicou. Segundo Padre Charles, após as obras na parte externa da igreja, os alagamentos cessaram.

Atualmente, a parte interna da abóboda está recebendo nova pintura, e para isso foi escolhida uma cor especial que imita o cimento, a fim de conservar a concepção original da obra. Para a conclusão da pintura, a igreja precisará de mais latas de tinta, e Padre Charles explica que, nesse caso, as doações em dinheiro são mais práticas e eficientes para a continuidade da obra. “A cor que estamos usando é feita a partir de uma mistura específica. Por isso, aconselhamos a doação em dinheiro, para que não haja erro na escolha da cor”, explica Padre Charles.

Após a conclusão das obras de restauração, há um projeto para um novo sistema de iluminação da igreja, idealizado pela arquiteta Liliana Piccoli de Oliveira, integrante da equipe de voluntários que organizam as obras. O sistema de som do local também deverá ser trocado. Antes, porém, serão necessárias restaurações no sistema elétrico do local, que também foi atingido e danificado pelas infiltrações.

União de esforços

Para a realização da obra de restauração da igreja do Conventinho, Padre Charles conta com a ajuda de uma equipe de colaboradores voluntários, da qual participam, inclusive, profissionais que avaliaram o projeto desde seu início, como um engenheiro e uma arquiteta. Cada membro da equipe tem sua função, e as ações são planejadas em reuniões que são feitas frequentemente. “É um trabalho de fôlego que tem contado com a generosidade de empresários, comerciantes e dos fiéis que frequentam o Conventinho, cada um contribuindo financeiramente dentro de suas possibilidades”, comenta Sérgio Gomes, membro da equipe que coordena as obras.

Como ajudar

Para a captação de recursos para as obras, foi aberta uma conta corrente, na qual os interessados podem depositar suas doações. Semanalmente, o extrato dessa conta é divulgado no mural da igreja, para que todos possam acompanhar sua movimentação. Os interessados em ajudar podem fazer seus depósitos no Banco do Brasil, agência 0354-9, conta corrente nº 777777-9. Mais informações também podem ser obtidas na própria igreja, que fica na Rua Madre Maria Basília, 476, na Vila Nova.

Parte da equipe de voluntários da obra (da esq. para dir.), Bruno De Marchi, Bráulio César Lorente, João Ferreira Mariano, Padre Charles Alves, Sérgio Gomes, Carlos Savioli, Irmã Alfreda e Liliana Piccoli de Oliveira.Uma empresa da cidade gentilmente emprestou o moderno andaime para que fosse possível realizar a pintura na área mais alta da abóboda.A parte externa, já restaurada

O trabalho de pintura na área interna da igreja

 

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.