junho 27, 2013

Novena de Santa Beatriz acontece no Conventinho de Itu–Brasil


Será uma sequência de nove finais de semana. Juliano Christofoletti FotoMosteiro Concepcionista de Nossa Senhora das Mercês (Conventinho)        As irmãs religiosas do Mosteiro Concepcionista de Nossa Senhora das Mercês (Conventinho) e o Padre Cícero Charles Vidal dos Santos, SDS, convidam toda a comunidade de fiéis e benfeitores para a grandiosa novena em honra de Santa Beatriz da Silva, religiosa portuguesa do século XV e fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.
Este ano a novena será realizada numa sequência de nove finais de semana, tendo início no dia 29 de junho (sábado) e término durante o mês de agosto. As celebrações eucarísticas acontecerão aos sábados, a partir das 17h30 e aos domingos a partir das 11 horas.      O Conventinho está localizado à rua Madre Basília, 476, na rua de trás da Santa Casa de Itu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-3020.

História do Conventinho
     Em 25 de dezembro de 1825, o Frei Inácio de Santa Justina e seu auxiliar, o Padre Elias do Monte Carmelo, fundaram a primeira casa religiosa, que foi também o primeiro colégio para meninas da cidade de Itu.
     Em 17 de fevereiro de 1952 agregou-se à Ordem da Imaculada Conceição, tornando-se canonicamente um Mosteiro Concepcionista e recebendo principalmente o apoio do Mosteiro da Luz, da capital paulista. Até 1967 funcionou na Praça Regente Feijó.
     Do Mosteiro da Luz foram enviadas duas religiosas: a Madre Maria Lúcia da Purificação, que retornou ao seu mosteiro de origem após algum tempo; e a Madre Maria Gema de Cristo, que incorporou-se à comunidade. Ela foi a abadessa por muitos anos e levou a cabo a construção do belo e atual Mosteiro das Irmãs Concepcionistas, tendo falecido em 1995.
     Desde 1967 o local tornou-se conhecido carinhosamente como “Conventinho”, tendo como sua Padroeira a devoção a Nossa Senhora das Mercês. Seu projeto arquitetônico é de autoria do renomado arquiteto ituano, o Dr. João Walter Toscano. O Conventinho é um de seus mais belos projetos, tornando-se referência entre suas obras.

Itú-br248_img





Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.