setembro 02, 2013

Inauguração da Casa-Museu Santa Beatriz da Silva

 

Inauguração da Casa-Museu Santa Beatriz da Silva

Fotos: Joaquim Candeias

A cerimónia de inauguração da Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, “a primeira santa portuguesa, nascida em Campo Maior”, teve lugar hoje pelas 15 horas, e foi presidida por D. José Alves, arcebispo de Évora, e por Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.

Situada na Rua com o mesmo nome, e na casa onde nasceu e viveu os primeiros anos da sua vida, em Campo Maior, a Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, será um espaço de evocação da vida e obra da fundadora da Ordem da Imaculada Conceição (OIC) e permanecerá aberta ao público a partir de hoje, dia 1 de Setembro. Incluída nesta cerimónia, foi de seguida efectuada a apresentação do livro “Vida e Obra de Santa Beatriz da Silva”, do campomaiorense Francisco Galego.

Fotos: Joaquim Candeias

Ainda no decorrer do dia de hoje, no centro cultural da vila, pelas 19,30 horas, vai ser apresentado o livro “Santa Beatriz da Silva – Estrela para novos Rumos”, com as atas do Congresso Internacional dos 500 anos da OIC, realizado em 2011.

A conclusão deste dia festivo, ainda no centro cultural, dá-se com a peça de teatro “Santa Beatriz da Silva – Desejo ser toda de Deus”, pelos alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro, um texto adaptado pelas irmãs da OIC, do convento de Santo António.

Beatriz da Silva nasceu em Campo Maior em 1424 e faleceu a 9 de Agosto de 1492 em Toledo, Espanha. A primeira santa portuguesa foi beatificada em 28 de Julho de 1926 pelo Papa Pio XI, e Canonizada em 3 de Outubro de 1976 pelo Papa Paulo VI. Santa Beatriz é celebrada no dia 1 de Setembro, precisamente no dia da inauguração da Casa-Museu em sua evocação.

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.