setembro 17, 2008

Nova Biografia de Santa Beatriz da Silva

Publicada nova Biografia de Santa Beatriz da Silva
No 1º fim de semana de Setembro, durante as festas de Santa Beatriz, em Campo Maior, foi posto à venda um ensaio sobre a vida e obra da Santa Campomaiorense.
A obra da autoria de José Félix Duque, com 385 páginas, tem por título Dona Beatriz da Silva, Vida e Obra de uma mulher forte”, foi publicada pelas Edições Labyrinthus.
O autor, baseando-se nas fontes biográficas primitivas e em documentos até agora desconhecidos, põe à disposição do leitor um ensaio inovador sobre a fundadora da Ordem monástica da Imaculada Conceição, sendo a mais completa biografia de Santa Beatriz da Silva, única mulher nascida em Portugal, até ao momento, a ser canonizada (em 1976).
É de destacar neste ensaio a documentação e argumentação, que deita por terra a descarada e desonesta manipulação de fontes usada por Jerónimo de Mascarenhas (século XVII, 211 anos depois do nascimento da Santa, 1648), numa obra nunca publicada nem divulgada: “Historia de la ciudad de Ceuta”, estranhamente arrancada ao completo esquecimento e publicada em inícios do século XX (1918, 270 anos depois de escrita e 481 depois do nascimento da Santa), em pleno processo de Beatificação que dá a Santa como nascida em Ceuta, depois de mais de 4 séculos de tradição e documentação que a dão inequivocamente nascida na vila alentejana de Campo Maior.
A obra pode ser adquirida, em várias livrarias, pedindo directamente à editora, no Mosteiro de Santa Beatriz da Silva de Viseu e no Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior.

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.