maio 22, 2009

"SIM" á radical proposta de Deus

“Sim” à radical proposta de Deus


clip_image002
Peço que me permitais experimentar a vossa vida religiosa e me ensineis a contemplar Cristo pobre e crucificado. Este será o pedido que a postulante Helena fará à Comunidade monástica da Ordem da Imaculada Conceição, de Campo Maior, no dia 6 de Junho, véspera da Santíssima Trindade.
A Helena Cachaço, natural de Évora e residente na Caridade, Reguengos de Monsaraz, inicia assim uma nova etapa do seu percurso vocacional. Depois de quase um ano de postulantado, pedirá para ser admitida a formar parte da comunidade, experimentando a sua forma de vida e Regra, na simplicidade do quotidiano, dirigindo-se à comunidade do seguinte modo: Peço que me ensineis a conhecer cada vez melhor a vossa Regra, de modo que a possa viver com maior perfeição segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo o exemplo de Santa Beatriz da Silva; formando com esta Comunidade um só coração e uma só alma.
Com o rito da Iniciação à vida Religiosa, esta jovem de 31 anos dará início ao período do noviciado, que terá a duração de dois anos. Vestindo o hábito monástico branco, símbolo da pureza imaculada da Virgem Maria, e despojando-se das suas vestes seculares, reafirma o seu “Sim” a esta radical proposta de Deus para si. Como sinal de mudança de vida, ser-lhe-á dado um nome novo, pois a Abadessa dir-lhe-á: “De hoje em diante já não te chamarás apenas Helena, mas sim, Soror Maria Helena de Jesus”.
Toda a vocação é um dom da Santíssima Trindade, que conta com a nossa resposta positiva ao seu chamamento. Contudo, tal coragem e valentia para renunciar ao projecto pessoal e aceitar, na liberdade e no amor, o projecto amoroso de Deus vêm do próprio Deus e não da pessoa humana. Pois, como dizia São Paulo: Trazemos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que este extraordinário poder é de Deus e não é nosso. É a partir da sua fragilidade humana e da consciência da sua pequenez, que a Helena aceitará este desafio de continuar a levar, agora na vida contemplativa, o tesouro que Deus lhe concedeu no dia do seu Baptismo, escutando sempre a voz de Cristo que lhe diz: Vem e segue-me, e a impele a ir cada vez mais além.
Para todos aqueles que quiserem acompanhar o Rito de Iniciação à vida Religiosa da Helena, seguido de Eucaristia de acção de graças, saibam que se realizará, como foi acima referido, no dia 6 de Junho, pelas 15 horas na Igreja do Mosteiro das Monjas da Ordem da Imaculada Conceição, em Campo Maior. Pedimos a todos os estimados leitores uma oração pela Soror Maria Helena de Jesus neste dia.

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.