maio 14, 2010

Espiritualidade que vem a ser?



1- Espiritualidade- O que vem a ser?


Viver à fonte do Espírito Santo, como podemos experimentar isto?

Vivendo na fonte do Esp.Santo, colocar meu próprio ego no Esp. Santo, Ele é que vai nos preencher, alimentar e conduzir-nos .Pois em nosso dia-a-dia, com um mundo agitado, globalizado muitas vezes estamos esgotados, este esgotamento está em não regar suas forças a partir de fontes boas, e sim em fontes turvas e também em querer tudo perfeito, isto acarreta um desgaste desnecessário, pois neste momento buscamos força das próprias fontes, provoca um desgaste de energia desnecessária.

Sendo assim,olhar a fonte do Espírito Santo, diante do espelho, o resultado temos como conseqüência:

 Refresca, remove as coisas desnecessária.

 Nos dá saúde, consegue entrar em contato com nossa própria fonte.

 Fortifica nosso caminho, trás novas forças e virtudes.

 Fértil”Quem permanece em me, trás frutos”..Muitas pessoas trabalham muito mas não frutificam, isto também é originado do próprio ego, não cria nada, devemos ser sempre transparentes, em nossas ações, quando buscamos na fonte certa.

 Purifica, assim as emoções ,elas devem ser transparentes e não turvas.Devemos purificar nossas emoções através do silêncio.Temos que ser uma pessoa clara, estar sempre em contato com nossa vida interior.

Para tanto, é importante que exercitamos as virtudes:

 Fé

 Esperança

 Amor

- ter a certeza que somos carregados por Deus, a fé deixa nossa vida alegre, não podemos fazer tudo, mas o que fazemos, fazer bem.São Bento diz: “ Tu és uma benção”...A fé diz a cada um de nós que somos bênçãos, mesmo com nossos erros, a fé em Deus precisa se expressar também nas pessoas.São Bento relata que procurar nas pessoas um ato bom.”Não existe fé sem Linguagem, devemos ter uma linguagem não fria, ( isto em todos os ambientes, empresa, comunidade...).São Lucas “ Linguagem de fogo, quente, a exemplo dos Discípulos de Emaus..”Quando Ele falava nosso coração queimava...”Jesus não fala de maneira suja e sim com clareza.

A linguagem constrói a casa, pensar em qual linguagem devemos falar.


Esperança- expectativas muitas vezes nos trás frustrações, a esperança , espera na convivência.A sua falta, é o inferno.Só tem valor as coisas que brotam da esperança.Através da nossa linguagem podemos criar esperança em nós.


O Amor-fonte espiritual dentro de nós, temos desejo de amar e ser amado, todas as esperanças nos conduz para as FONTES, interior, fonte dentro de nós ( Amor) fonte energia, força.Exemplo, quando participamos de reuniões com pensamentos alegres e não pensamentos negativos....as 3 virtudes, fé, esperança e amor, possibilitam maneira de viver com mais esperança, força,criatividade.

A espiritualidade como sentido concreto, a exemplo; acender uma vela, chamamos de RITUAIS, através deles temos o desejo de ser tocado por Deus, isto é um ritual.Eles criam um ESPAÇO SAGRADO, tudo aquilo que não estar em poder do mundo.Os rituais criam um TEMPO par me que eu mesma posso viver.Este tempo se chama SAGRADO.

Duas maneiras de criar o TEMPO SAGRADO:

 Criar tempo de meditação.

 Saborear este tempo

 Fazer as coisas de outra maneira.

 Criar um lar, pátria ..pois os rituais tem a função de entrar em contato com nossas raízes.

Rituais tem a capacidade de trazer benção, abrem portas e devemos estar em cada momento por INTEIRO, seja em casa, trabalho, comunidade...


2-Dimensão Terapêutica da Espiritualidade.

Lugar saudável,lugar de oração, onde devemos olhar também nossas feridas... e colocar a confiança que através do Espírito Santo podermos sanar nossos medos, feridas....

A acesse,é um treinamento, quem não é capaz de renunciar não tem capacidade de saborear.

O ano Litúrgico é um sistema terapêutico em dois sentidos: vemos as imagens da vida, colheu a sabedoria da natureza. O Natal, por exemplo, imagem de renascer em nós, a páscoa , ressurreição da vida brota a partir daquilo que esta recreado, em fim espiritualidade tem haver com modo de vida.

Resumindo, o espaço interior devemos abraçar a nós mesmo em um gesto, ritual e neste momento:

 Eu fecho a porta de me mesma.

 Somos originais e autênticos

 Somos totalmente claros e limpos

 Habita também o mistério de Deus, pois este espaço é criado por Deus.Espaço imaculado, sem manchas, imagem pura de Deus em nós.

Minhas anotações,

Norma Sales, 14/0/201

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.