julho 28, 2010

Maria Ondina Braga fala do Colégio da Regeneração em Braga

 

O caminho da perdição

«Em 1904 o Colégio contava com 130 asiladas, das quais quarenta e nove se empregavam nos serviços de costura, malha e bordados, vinte e quatro nos serviços de engomadoria e trinta e cinco nos serviços de tecelagem. Ficcionalmente, Maria Ondina Braga (1932-2003) evocou este colégio no seu conto "Casa de Regeneração", publicado no livro Amor e Morte (1970; posteriormente, os contos deste volume foram refundidos e aumentados, surgindo num novo livro com o título O Homem da Ilha [1982])». Está aqui no Blog da Rua Nove. É um texto sobre o Colégio da Regeneração, em Braga, «um espaço de eleição para muitas famílias do norte de Portugal encomendarem os seus trabalhos em linho, lã, ou algodão».

«O fim do Collegio é retrahir do caminho de perdição e rehabilitar religiosa e civilmente as pessoas do sexo feminino extraviadas e sem meios de subsistencia».

Casa de asilo, lugar de exílio, o extravio e a falta de meios de susbsistência, a perdição de quem da vida se perde, um espaço de eleição, uma central de encomendas. «Vários enxovais se iniciaram com lençóis, colchas, toalhas de mesa e toalhas de rosto aí manufacturadas e muitas obras dos teares desta instituição têm sido carinhosamente conservadas ao longo de várias gerações como exemplo de trabalhos executados com perfeição».

Maria Ondina Braga: O caminho da perdição

http://ima.no.sapo.pt/index2.htm

http://www.artesanato-airosa.pt/

http://www.paroquialandim.com/arquivo/Escola%20de%20Entalhadores.pdf

http://www.aspa.pt/entreaspas/ea20040628.htm

http://correiodaeducacao.asa.pt/94178.html

http://csicluny.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=5

http://files.besas.webnode.com/200000099-9e8bd9f857/manuelmonteiro.pdf

 

 

Nota: O Colégio da Regeneração em Braga foi anteriormente o Convento da Conceição de Braga, habitado por Concepcionistas da Ordem da imaculada Conceição.

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.