Domingo, 08 Maio 2011 21:01
Designação completa: Ordem da Imaculada Conceição. Irmãs Concepcionistas Franciscanas
Fundadora: Santa Beatriz da Silva (portuguesa)
História:
Da fidelidade às inspirações do Espírito Santo e do coração de Beatriz, enamorado pela entrega total de Jesus, nosso Redentor, e pela pureza Imaculada de Maria, nasceu a nossa Ordem em 1489, na cidade espanhola de Toledo.
Sob a protecção da Mãe de Deus, e à luz da aprovação da Regra própria em 1511 (da qual celebramos este ano – 2011 – 500 anos; ver site: www.oic500anos.com), a expansão deste novo carisma foi tão rápida que se difundiu por toda a Espanha e mais tarde, por volta do ano 1526, chegou também a outros continentes, sendo a 1ª Ordem Contemplativa no “novo mundo”, mais propriamente no México. Em Portugal fundou-se o 1º Mosteiro na cidade de Braga, em 1622; sendo acolhida, pelos portugueses, esta forma de ser na Igreja, multiplicaram-se os Mosteiros chegando a ser mais de sete. Porém, com a expulsão das Ordens Religiosas, em 1834, foram-se extinguindo...
Só em 1942, um grupo de Irmãs espanholas, vindas de Villa Franca del Bierzo (León) decidiram fundar um Mosteiro na terra natal da fundadora, Campo Maior – Alentejo. Mais tarde, dado que tinham vocações e um grande desejo de ter outro Mosteiro em terras de Santa Maria, fundaram em 1970 outro Mosteiro na cidade de Viseu. Que com a graça de Deus e a ajuda materna de Maria tornou-se fecundo até aos nossos dias.
Esta é uma das maiores Ordens femininas da Igreja. Está presente em quatro dos cinco continentes (Europa, África, América latina e Ásia). Somos actualmente 2.000 Monjas, com 165 Mosteiros, em 14 países do mundo. O nosso Mosteiro mais recente é o de Goa, na Índia; com apenas dois meses de existência.
Carisma: Vida Contemplativa Mariano-Imaculista. Viver as atitudes de Maria no seguimento de Cristo.
Missão: Aumentar a beleza e a fecundidade apostólica da Igreja através da nossa vida orante. Empenhar-se na construção do mundo novo revelado por Deus em Cristo e trilhado por Maria desde a sua Conceição Imaculada.
Obras que realizamos: Além de todo o serviço doméstico, trabalhamos para a nossa subsistência em bordados e paramentaria.
- Ajudamos as pessoas que contactam connosco pela escuta, pela ajuda espiritual e material segundo as nossas possibilidades.
- Acolhemos grupos, sacerdotes, religiosos e seminaristas para fazer um ou mais dias de retiro.
- Acolhemos também raparigas para uns dias de oração e discernimento vocacional.
Outras presenças: As novas fundações manifestam que o nosso carisma permanece vivo e actual, depois de mais 500 anos de história. Temos cinco novos Mosteiros: um na África – Guiné Equatorial; dois na América Latina – El Salvador e Honduras; e dois na Índia – Kerala e Goa.
Porque ainda és religiosa?
Porque respondi SIM ao chamamento de Deus, entregando-me incondicional e definitivamente. Quem não se entrega para sempre não se dá todo, sem reservas.
(Irmã Maria Deolinda, 68 anos de idade e 48 de vida religiosa)
Porque não posso deixar de ser fiel ao Amor que um dia me cativou e todos os dias me renova.
(Irmã Maria Isabel, 43 anos de idade e 26 de vida religiosa)
Porque quero ser fiel ao chamamento que Deus um dia me fez, dando um verdadeiro e profundo sentido à minha vida. É Ele que me sustenta em cada momento com o seu Amor. Percebo que nesta caminhada não estou só, pois Maria Imaculada já a percorreu e agora vai comigo.
(Irmã Maria Helena, 29 anos de idade e 10 de vida religiosa)
Uma experiência que marcou a tua vida
Os momentos de oração ante Jesus sacramentado em que o Senhor me deu a perceber a relatividade do temporal e a beleza do eterno.
A primeira visita que fiz ao Mosteiro das Irmãs Concepcionistas Franciscanas, quando tinha apenas 14 anos. Ao subir as escadas senti claramente que o Senhor me queria só para Ele, nesta forma de vida.
Optei pela Vida Contemplativa, porque percebi por meio de outras Irmãs e depois na própria pele, que uma alma em oração constante é um canal imenso de graças para a Igreja, o mundo e para as almas que lhe são confiadas. E que com Maria esta forma de vida é possível e levada à plenitude.
Como vives a tua sexualidade na tua vocação?
Com a naturalidade e simplicidade de quem tudo entregou ao Senhor. Segundo nos aconselha São Paulo: “Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Seja este o vosso verdadeiro culto, o espiritual.” (Rom. 12, 1 – 2)
Com uma dimensão pascal de morte e ressurreição. Procurando viver uma grande paixão por Cristo e pela humanidade, concretizada em dar a vida a cada momento nos pequenos gestos de todos os dias.
Jovens em formação:Não a vivo apenas como renúncia, nem como simples domínio... vivo-a como uma abertura muito maior: no deixar um amor humano para abraçar a plenitude do Amor. Vivo-a como comunhão de todo o meu ser, corpo e alma, em relação com Deus e os irmãos.
Mensagem aos jovens:
Seguir a Cristo vale a pena!
(Irmã Ana Beatriz, 18 anos)
Jesus é o teu melhor amigo, ninguém te ama como Ele. Só encontrarás a verdadeira felicidade que o teu coração tanto deseja se te deixares encontrar por Ele. Maria é tua Mãe e com Ela chegarás mais facilmente a Jesus.
(Irmã Vera Lúcia, 31 anos)
Se és jovem e tens um desejo de ser toda de Deus, só te digo uma coisa, segue o que te diz o coração.
(Cátia Rafaela, 21 anos)
Redes sociais:
- em português:
http://concepcionistas.org.br/site/
http://www.mmsiao.org.br/index.htm
http://monjasconcepcionistas.net/index.htm
http://www.mosteiroimaculadaconceicao.org.br/index.php
- em espanhol:
www.beticaoic.org (página da federação)
http://www.santamariadelsocorro.es/index800.html
http://www.concepcionistassantiago.com/
http://www.monasteriobetania.com/