junho 09, 2011

"Consagro-me a Deus com todo o meu ser?"

 

 

 

No próximo dia 11 de Junho, às 11h30m, no Convento de Campo Maior, a vida de Sor Maria Helena de Jesus vai dar uma reviravolta, com a profissão religiosa de votos temporários na Ordem da Imaculada Conceição, fundada por Santa Beatriz da Silva.

No próximo dia 11 de Junho, às 11h30m, no Convento de Campo Maior, a vida de Sor Maria Helena de Jesus vai dar uma reviravolta, com a profissão religiosa de votos temporários na Ordem da Imaculada Conceição, fundada por Santa Beatriz da Silva. A partir desse dia, Sor Helena já não se pertencerá a si mesma, mas todo o seu ser será consagrado totalmente a Deus, desposando-se com Jesus Cristo nosso Redentor, em honra da Conceição Imaculada de Sua Mãe, pela profissão dos conselhos evangélicos de obediência, sem próprio e em castidade, vividos em comunhão fraterna e em perpétua clausura, por 3 anos (cf. CC. GG. 2).

Sor Helena de Jesus descobriu a pérola precisosa, o tesouro que é Jesus e vendeu tudo o que tinha e fazia, para comprar o campo onde se encontrava o tesouro. Este campo é o seu próprio ser. Através do silêncio, da intimidade com Cristo na oração diária e contínua, esta jovem agarrou a sua vida com as duas mãos e dia 11 entrega-a a Quem gratuita e generosamente lha tinha oferecido. Uma vida que não se perde, como pensam alguns, mas uma vida que se torna fecunda, porque Deus a acolhe e a distribui pela Humanidade como semente de vida, recordando que não temos aqui morada permanente. A Irmã concepcionista, ao consagrar-se a Deus pela contemplação, consagra-se também ao serviço dos homens, aos quais tem presentes, de um modo mais profundo na intimidade de Cristo (LG 46).

Na véspera da Solenidade de Pentecostes, a Sor Helena, cheia do Espírito Santo, pronunciará o seu sim. Um sim à missão que Deus lhe confia. A missão de ser testemunha da ressurreição, da vida que nos é oferecida pelo sacrifício da morte e mistério de ressureição de Jesus. Após vários anos de intensa actividade apostólica, Sor Helena, fazendo voto de clausura por amor de Cristo, renuncia ao serviço imediato da promoção do homem e à presença física no mundo, convertendo-se em semente fecunda que do sulco aponta para a ressurreição, em contemplação, onde Cristo renasce cada dia ao mundo e em anúncio peculiar da morte do Senhor até que Ele volte (CC. GG. 61). Tal como a Virgem Imaculada e Santa Beatriz, Sor Helena, liberta das preocupações terrenas, mostra à Humanidade os bens celestiais presentes já neste mundo (Cf. CC.GG. 116).

Sor Maria Helena de Jesus inicia uma nova etapa na sua caminhada vocacional e recorda, com gratidão e alegria, a história de amor que Deus foi fazendo com ela ao longo destes 33 anos. Foi um percurso com luzes e sombras. O seu bordão foi o amor e a misericórdia do Senhor, que a escolheu desde o ventre materno, para testemunhar que Deus é o absoluto da vida do ser humano e este só encontra a plenitude, quando caminha pela estrada da vida pela mão do seu Criador e Redentor.

Ordem da Imaculada Conceição, Comunidade Concepcionista de Campo Maior

* "A Defesa"

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.