julho 21, 2011

Rui Gomes da Silva, 1.º Alcaide de Campo Maior

 

Armas dos Silva

D. Rui Gomes da Silva (c. 1360 - ?), 1.º Alcaide de Campo Maior, foi um nobre português do século XIV, que prosperou na corte com a subida ao trono de D. João I após o Interregno de 1383-1385. Filho de D. Aires Gomes da Silva, o Velho, que fora Alcaide de Santarém no reinado de D. Pedro I e que morrera em 1365, quando D. Rui não passava de uma criança. A sua mãe foi Senhorinha Martins Redondo, das casa dos Senhores de Melo. Da sua linhagem patrilínea, D. Rui Gomes da Silva era descendente dos Silvas, nobres e ricos-homens do noroeste da Península que já serviam no Reino de Leão no século X. Como a nobreza da sua casa e linhagem era mais antiga que a fundação do Reino de Portugal, diz-se que era de nobreza imemorial.

Durante a Crise de 1383-1385, D. Rui Gomes da Silva permaneceu em Portugal com o seu irmão mais velho, D. Afonso Gomes da Silva, senhor de Celorico de Basto. Já os seus meios-irmãos mais novos, Beatriz de Silva e Afonso Tenorio de Silva, senhor de Barciene, passaram a Castela com sua mãe, que era castelhana. Foi por mercê d'El Rei D. João I alcaide da vila alentejana fronteiriça de Campo Maior.

D. Rui Gomes da Silva casou com D. Isabel de Menezes, filha de um dos primeiros homens da corte: D. Pedro de Menezes, Conde de Vila Real. Deste casamento deixou numerosa descendência, nomeadamente:

[editar] Ligações Externas

Informação genealógica sobre D. Rui Gomes da Silva

[editar] Bibliografia

  • FREIRE, A. Braamcamp. Brasões da Sala de Sintra. Volume II.Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2ª edição. Lisboa, 1973
  • GAYO, Felgueiras. Nobiliário das Famílias de Portugal. Carvalhos de Basto, 2ª Edição. Braga, 1989

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rui_Gomes_da_Silva,_1.%C2%BA_Alcaide_de_Campo_Maior"

Categorias: Nobres de Portugal | Alcaides de Portugal

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.