setembro 22, 2011

Vida consagrada: Santa portuguesa Beatriz da Silva deu origem a «centenas de mosteiros» e «milhares de monjas»

 

Arcebispo de Évora assinalou quinto centenário da regra da Ordem da Imaculada Conceição na cidade espanhola de Toledo

Toledo, Espanha, 20 set 2011 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora assinalou este domingo em Toledo os 500 anos da regra da Ordem da Imaculada Conceição, criada pela santa portuguesa Beatriz da Silva, cuja inspiração deu origem a “centenas de mosteiros” e “milhares de monjas”.

A religiosa que nasceu cerca do ano 1426 e viveu em Campo Maior, vila alentejana pertencente à arquidiocese eborense, experimentou a “fome espiritual de cumprir a vontade de Deus”, afirmou D. José Alves na homilia da missa, enviada à Agência ECCLESIA.

“Não encontrando nos bens deste mundo possibilidade de saciar essa fome e sede”, santa Beatriz da Silva voltou-se para a Virgem, “tomou-a como modelo e sentiu-se feliz”, disse o prelado, acrescentando que a religiosa teve a glória de fazer da sua vida uma semente lançada à terra que produziu muito fruto”.

O arcebispo recordou a história de uma regra que inspirou “centenas de mosteiros e de milhares de monjas”, que “renunciaram à comunidade familiar, baseada nos laços do sangue, e a qualquer outra comunidade baseada no saber humano, para aderirem, de alma e coração” a uma comunidade religiosa.

Santa Beatriz da Silva nunca viu concretizado o sonho da Ordem da Imaculada Conceição “mas teve a graça de o semear na terra juntamente com o seu corpo, no dia em que as primeiras doze discípulas (doze como os Apóstolos de Jesus) deveriam emitir os seus votos”.

A santa portuguesa que segundo o site do Vaticano nasceu em Ceuta, norte de África, transitou de Campo Maior para a corte de Castela em 1447, como dama de honor da Infanta D. Isabel de Portugal, tendo-se mais tarde retirado para um mosteiro da cidade espanhola de Toledo, onde permaneceu cerca de 30 anos.

Em 1484 fundou o instituto que tomaria o título da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Concepcionistas), aprovado pelo Papa Inocêncio VIII em 1489, e no ano de 1492 morreu com fama de santidade, comprovada com a canonização promulgada pelo Papa Paulo VI a 3 de outubro de 1976.

De 14 a 16 de outubro decorre em Fátima um congresso internacional dedicado à Ordem da Imaculada Conceição, congregação de vertente contemplativa que tem 148 mosteiros na Europa, Ásia e América, 74 dos quais em Espanha e dois em Portugal (Viseu e Campo Maior).

RJM

Nacional | Agência Ecclesia | 2011-09-20 | 13:40:32 | 2239 Caracteres | Diocese de Évora

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.