outubro 13, 2011

«Não são suficientemente conhecidas» a figura e obra de Santa Beatriz da Silva

 

Fátima

Congresso internacional

«Não são suficientemente conhecidas» a figura e obra de Santa Beatriz da Silva

Texto Lucília Oliveira | Foto DR | 09/10/2011 | 08:09

Santa Beatriz da Silva foi a única mulher portuguesa que fundou uma ordem contemplativa. 500 anos depois, um congresso analisa a figura e o testemunho desta religiosa

Faleceu aos 55 anos, em Toledo, Espanha, ainda antes de ver a Regra da Ordem da Imaculada Conceição aprovada pelo Papa Júlio II (a 17 de Setembro de 1511). 500 anos depois, a ordem por si fundada possui dois mosteiros em Portugal, 18 no Brasil, além de outras casas. Cinco séculos depois a vida da fundadora e sua obra são tema de um congresso internacional.

«A Ordem da Imaculada Conceição não só sobreviveu às fortes crises políticas, ideológicas e sociais que marcaram a Europa e o mundo ocidental como também se difundiu por diferentes países da Europa, da América e da Ásia e continua a afirmar-se com pujança através de quase centena e meia de mosteiros», escreve o arcebispo de Évora no livro do congresso que se realiza a 14 e 15 de Outubro, em Fátima. «Quando, nos nossos dias, é frequente ouvir-se falar de crise da vida consagrada, a vitalidade desta ordem contemplativa não pode passar despercebida aos historiadores e aos estudiosos dos fenómenos sociorreligiosos», defende José Alves.

Em Portugal – diz o arcebispo metropolita de Évora - «não são suficientemente conhecidas nem a figura ímpar de Santa Beatriz da Silva nem a Ordem monástica por ela fundada». Por isso, ganha maior relevância este congresso internacional. Tanto no meio eclesiástico como no meio académico «se sente a necessidade de tornar mais conhecida a personalidade, a vida e a obra de Santa Beatriz da Silva, tendo em conta o contexto cultural, socio-político e religioso em que ela viveu», sublinha.

A atenção que este congresso internacional dedica à religiosa portuguesa (e que conta com o presidente da República a presidir à Comissão de honra), à ordem por si fundada e capaz de resistir durante cinco séculos são temáticas por explorar. «É uma honra que lhe é devida por ser portuguesa e, mais ainda, por ser mulher, sobretudo, se tivermos em conta que, no século XV, o papel social da mulher era muito inferior ao do homem e bem diferente do actual», escreve José Alves.

A maior expansão da Ordem da Imaculada Conceição deu-se no século XVI, com cerca de uma centena de fundações. Mas, a vinda para Portugal das Filhas de Santa Beatriz da Silva foi tardia e a sua presença manteve-se sempre discreta. Presentemente, são dois os mosteiros com comunidades residentes: o de Campo Maior, fundado por cinco monjas espanholas, em 1942, e o da Quinta do Viso, perto de Viseu, fundado a partir da Comunidade de Campo Maior, em 1970. Diferente é a situação no Brasil, onde existem, presentemente, 18 mosteiros da Ordem da Imaculada Conceição.

«Seria interessante investigar as causas destas assimetrias. Sendo portuguesa a fundadora, como se explica uma presença tão discreta da Ordem em Portugal, mesmo na actualidade?», questiona o arcebispo. Apesar de serem apenas duas, «as comunidades portuguesas são bastante jovens e acalentam esperança de crescimento», esclarece. José Alves aponta uma «renovada atracção pela vida contemplativa» para questionar se «será isso um bom sintoma para que demos crédito a quem vaticinou que o século XXI virá a ser o século do misticismo?».

Fonte: Fátima Missionária

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.