setembro 06, 2013

Uma casa-museu para a primeira santa portuguesa

 

''Santa Beatriz tinha ideal bem definido'', diz Arcebispo de Évora

Casa Museu evoca o percurso da fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.

 

De portas abertas aos visitantes desde o início de Setembro, a casa-museu dedicada à primeira santa portuguesa, Beatriz da Silva, é o mais recente espaço museológico de Campo Maior. São vários pisos de uma habitação que andou de mão em mão até chegar, em avançado estado de degradação, à posse do município alentejano. 

Depois de recuperada, a casa onde Beatriz da Silva viveu no século XV foi transformada em museu. Nas diversas salas, que integram uma habitação labiríntica, é possível ter uma ideia de como é viver em clausura. A vida no mosteiro campomaiorense está retratada em textos e imagens que ganham vida através de ecrãs interactivos. A casa-museu tem também uma pequena capela propositadamente concebida para momentos de recolhimento. 

No dia em que visitou o espaço, o Arcebispo de Évora, D. José Alves, salientou a importância de evocar esta mulher de fé, dinâmica para o seu tempo e com um ideal de vida que acabou por originar a fundação da Ordem da Imaculada Conceição.

"Santa Beatriz tinha um ideal bem definido e queria, não uma filiação em qualquer uma das outras Ordens da época, mas sim uma Ordem diferente, dedicada à Imaculada Conceição, devoção que levou de Portugal e que empolgou a sua vida, um hino de louvor a Deus, tal como foi a vida de Nossa Senhora", afirma D. José Alves.

Para o prelado, embora contemplativa, o carisma da comunidade religiosa consegue transpor os claustros do Mosteiro, permanecendo de uma actualidade que é necessário evidenciar, nomeadamente "as virtudes humanas que podem levar à transformação do mundo para um mundo mais justo, com mais paz, mais solidariedade e de mais amor entre os homens, para louvor do próprio Deus". "Foi isso que Santa Beatriz sempre quis", conclui D. José Alves.

Canonizada por Paulo VI
Beatriz da Silva, nascida por volta do 1437 em Campo Maior, viveu desde os 14 anos em reclusão no mosteiro de São Domingos de monjas dominicanas, em Toledo (Espanha).

Santa Beatriz alcançou, em 1489, uma primeira aprovação papal para a sua comunidade monástica através da bula "Inter Universa", do Papa Inocêncio VIII, mas só após a sua morte (1492) a Ordem da Imaculada Conceição obteria a bula fundacional "Ad Statum Prosperum", no ano de 1511, com a assinatura do Papa Júlio II.

Em Portugal, existem duas comunidades refundadas no século XX - uma em Campo Maior e outra perto de Viseu na Quinta do Viso. Beatriz da Silva foi canonizada pelo Papa Paulo VI a 3 de Outubro de 1976.

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.