novembro 12, 2013

O Carisma de Santa Beatriz

 

O Carisma de Santa Beatriz

Santa Beatriz48

Santa Beatriz da Silva deu origem a uma nova Família Religiosa que encontra sua raiz e sua razão de ser na Igreja na contemplação do mistério da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria e no empenho por imitar e reproduzir suas virtudes”.

Santa Beatriz, como primeira pedra viva iniciou o monumento existencial em veneração da Imaculada Conceição como perene homenagem à “Cheia de Graça”, glorificando a Deus pelas maravilhas que fez em Maria Imaculada a favor de toda humanidade.

O centro de nossa vida é Cristo, porém a Ele se lhe pode contemplar de diversas espiritualidades na Igreja, expressão da riqueza do mistério cristão.

É bom, contudo, vez por outra voltar ao próprio carisma para saborear, dar graças e descobrir novas luzes.

O carisma de Beatriz, como ocorre com o nascimento de outros carismas, comporta certa novidade genuína de vida espiritual na Igreja. Corresponde à hierarquia reconhecer e interpretar todos os carismas ou dons do Espírito Santo. Verificada sua autenticidade, o carisma se torna patrimônio da Igreja, pois, “é fruto do Espírito Santo que sempre age na Igreja” (ET 11).

Após a morte de nossa Fundadora, a experiência particular de Comunhão com Cristo “em honra da Imaculada Conceição” vivida durante alguns anos com Beatriz faz que as primeiras Irmãs prossigam o caminho iniciado, sentindo-se agraciadas e responsáveis do carisma concepcionista.

A experiência cristã de Beatriz está profundamente imbuída por aquilo que a Igreja vive naquele momento: a “piedosa” opinião da Conceição puríssima de Maria.  A partir dessa ótica orienta seu seguimento de Cristo. Aberta ao Espírito Santo, ela descobre no mistério da Conceição de Maria sua maneira peculiar de acercar-se ao Evangelho e torná-lo forma de vida para si e sua família religiosa. Assim após um longo processo nos entrega o precioso carisma inspirado na Conceição Imaculada de Maria.

A contribuição desta espiritualidade concepcionista tem um aspecto de importante novidade. Radica naquela intuição de Beatriz de compreender o mistério da Conceição Imaculada como uma forma precisa para o seguimento de Cristo, em união e a exemplo de Maria.

Segundo a Regra, viver o carisma concepcionista supõe a referencia totalizante ao mistério da Imaculada Conceição de Maria. Em realidade o mistério da Gratuidade de Deus, pois a misericórdia do Pai chega a Maria e, através dela, a toda humanidade.

Existe uma profunda compenetração da espiritualidade franciscana com o carisma da Ordem da Imaculada Conceição. Dizem claramente as Constituições Gerais: á Ordem da Imaculada Conceição encontrou na espiritualidade franciscana um apoio para chegar a Cristo e a sua Mãe Imaculada.  Não porque “Beatriz foi ajudada com obras e conselhos dos Irmãos Menores, mas sobretudo, porque os núcleos espirituais franciscanos acharam felizmente na OIC. O núcleo principal onde se estreita a relação do carisma franciscano e concepcionista é, sem dúvida, a pessoa de Maria no mistério de sua Conceição Imaculada.

A primeira e mais constante reflexão que pode fazer uma concepcionista sobre sua Mãe Imaculada é o reconhecimento de sua pequenez. “O Senhor pôs os olhos na pequenez de sua serva” (Lc 1,48). Seu canto jubiloso do Magníficat deve ser também o nosso hino de louvor e gratidão.

Avé Maria Puríssima !

Santa Beatriz da Silva

As Irmãs a seguir

Campo Maior - Portugal

Espanha - Galeria _ Fed. Sta María de Guadalupe

Created with picasa slideshow.

Brasil - Galeria _ Fed. Imaculada Conceição

Created with picasa slideshow.